sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VENTOSATERAPIA

Ventosaterapia é uma modalidade complementar de tratamento por congestão local através de vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos de Acupuntura.

É de conhecimento, o fato de que a própria estimulação de pontos de Acupuntura irá agir na função do sistema nervoso, fortalecendo a resistência contra as doenças e promovendo a circulação. Ventosas ao estimular pontos de Acupuntura ajudam a aliviar os sintomas de muitas doenças. A lista é ilimitada e os benefícios são impresionantes.

Assim, como ativamos pontos de Acupuntura, o corpo todo pode ser ativado quando aplicamos ventosas nas costas. Novamente elas estimularão o sistema imunológico e promoverão a circulação sanguínea.

A Ventosaterapia pode aliviar os seguintes sintomas: resfriados, tosse, gripe, bronquite, pneumonia, cólica, soluços, indigestão, enxaqueca, insônia, artrite, reumatismo, tensão muscular, lombalgia, torcicolo, bursite, desordens sistemáticas.

Localmente, ela promove a circulação, metabolismo, e ajustes nutricionais. A congestão (apenas duas horas depois) é resultado da alteração da pressão osmótica, aumentando a circulação linfática e fortalecendo o sistema imunológico reduzindo  a inflamação no tecido muscular. Devido ao aumento da permeabilidade dos capilares sanguíneos, as ventosas podem induzir auto-hematólises. Isto irá prover um grau de estímulo no sistema de vasos capilares através dos nervos sensoriais da córtex.

Esse tratamento purifica e promove a circulação, relaxa os músculos e alivia o estresse. Este conforto ajuda a promover boas horas de sono.
Quinze a trinta minutos de tratamento produzem os mesmos resultados de uma sessão de Acupuntura.


Fonte: Livro "Ventosaterapia" Autor: Antônio Augusto Cunha.