quinta-feira, 30 de junho de 2011

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE ACUPUNTURA

1- Acupuntura é somente uso de agulhas?

Não. Qualquer estímulo sobre os Acupuntos, quer sejam com agulhas, massagens, calor, magnetismo, laser e eletroestimulação são técnicas utilizadas pelos acupunturistas com o intuito de regular a circulação de energia nos meridianos.

2- Pode-se associar outros tratamentos com o da Acupuntura?

Sim, muitos tratamentos são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos rémedios utilizados.

3- Posso ir para a ginástica depois da Acupuntura?

Os pontos de Acupuntura continuam sendo estimulados após a sessão. Durante este período recomenda-se fazer tudo com bastante moderação. Evite relações sexuais.

4- As agulhas são descartáveis?

Sim. Todas as agulhas são novas, pré-esterelizadas e descartadas em recipiente apropriado.

5- É um tratamento dolorido?

Geralmente não. Contudo, em pontos mais sensíveis é possivel sentir um leve choque no momento da inserção da agulha ou uma sensação de peso ou ainda uma ardência ou uma sensação de líquido escorrendo. Todas essas sensações são normais e passam rapidamente.

6- Quanto tempo dura um tratamento por Acupuntura?

Depende do caso. Doenças músculo-esqueléticas podem levar de 5 a 7 sessões. Casos crônicos e doenças emocionais necessitam de métodos adicionais e podem exigir um mínimo de 10 sessões, com a frequência de uma vez por semana. Casos agudos requerem tratamentos até diários e os sub agudos, sessões em dias alternados, ou seja,  3 sessões por semana.

7- Existem restrições para se fazer Acupuntura?

Somente se o paciente estiver muito fraco ou debilitado. A Acupuntura, nestes casos, não é o primeiro tratamento a ser escolhido e, sim, como coadjuvante no tratamento. Não se deve fazer acupuntura em lesões abertas, em varizes inflamadas, pés diabéticos e em hemofilicos.

8- E quanto a gravidez? Alguma restrição?

O profissional Acupunturista tem que ter discernimento ao tratar pacientes grávidas. As restrições variam de caso a caso. A paciente grávida deve ter um acompanhamento diferenciado pelo seu Acupunturista.

9- Crianças podem ser tratar com Acupuntura?

Não existe limite de idade para tratamento por Acupuntura. Crianças aceitam bem o tratamento com Aurículo-Acupuntura e Acupuntura Sistêmica com agulhas especiais.

10- Nos dias de tratamento deve-se ter uma alimentação diferenciada?

Recomenda-se que o paciente não esteja em jejum prolongado. A alimentação regular deve ser mantida.

11- Quem são os profissionais que podem exercer a Acupuntura?

Acupunturistas clássicos formados dentro dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa ou oriundos de cursos Técnicos, credenciados na CRAE-MG. Além disso, profissionais da área de saúde com especialização em Acupuntura reconhecida por seus respectivos conselhos podem exercê-la. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a formação mínima necessária é o curso técnico. Entretanto, todos os profissionais da saúde estão aptos a sua prática desde que tenham especialização profissional comprovada. Em Minas Gerais o Conselho Regional de Acupuntura - CRAE-MG é o orgão responsável pelo exercício profissional da Acupuntura. Peça ao seu Acupunturista que lhe mostre a inscrição no Conselho Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário