segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dicas Saudáveis

  1. Acrescente azeite: Tempere a salada com azeite de oliva na hora do almoço. Além de relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação, o azeite parece prevenir o desaceleramento da atividade cerebral, o que ajuda a combater a preguiça após o almoço.
  2. Coma Maçã: A maçã possui altas concentrações do flavonoide antioxidante quercetina; ao mastigarmos variedades azedas e crocantes, combatemos o estresse na mandíbula e nos lábios.
  3. Beba suco de Romã: O suco de romã é rico no antioxidante polifenol, que ajuda a combater os radicais livres e a proteger o coração. Ele também atenua dores de barriga de fundo nervoso. Acrescente suco de limão para torná-lo mais energético.
  4. Tire um cochilo: Pesquisadores que acompanharam um grupo de funcionários que cochilava cerca de 30 minutos ao meio- dia, três vezes por semana, descobriram que um cochilo durante o dia pode ser maravilhoso para a produtividade. Os cochilos também ajudaram a reduzir o risco de problemas cardíacos em mais de um terço.
  5. Diga não: Valorize seu tempo e a si mesmo o suficiente para dizer "não"  a pessoas e tarefas quando sua agenda estiver lotada.
  6. Alimente o Cérebro: Ter mente serena ajuda a reagir com sensatez a situações problemáticas. Os ácidos graxos ômega 3 mantêm os neurotransmissores funcionando, o que induz à calma e à concentração, mas a maioria das pessoas os ingere em concentrações menores do que a ideal. Procure comer peixes oleosos (como a cavala e sardinha) ao menos duas vezes por semana e inclua nozes no lanche diariamente.

Fonte: Livro 1001 maneiras de relaxar. // Susannah Marriott

sábado, 29 de janeiro de 2011

Meditação altera fisicamente o cérebro

Prática provocou aumento na densidade da massa cinzenta da região cerebral ligada ao aprendizado e à memória.

Um programa de oito semanas de meditação pode ocasionar mudanças mensuráveis em regiões cerebrais associadas a atenção, empatia e percepção de si mesmo.

A meditação concentra-se na percepção, livre de julgamentos, dos sentimentos, sensações e estados mentais de si mesmo – o que geralmente resulta numa sensação de total relaxamento e paz plena.

No estudo, feito nos Estados Unidos, foram utilizados exames de ressonância magnética para avaliar a estrutura cerebral de 16 voluntários nas duas semanas anteriores e posteriores ao programa de oito semanas de Meditação Para a Redução do Estresse da Universidade de Massachusetts (EUA).

O programa incluiu encontros semanais para a prática de meditação e gravações em áudio para a prática de meditação guiada. Os participantes tiveram de monitorar o tempo diário de prática. Para fins comparativos, os pesquisadores também analisaram exames de ressonância magnética de um grupo-controle que não praticou a meditação.

Os participantes do grupo de meditação passaram, em média, 27 minutos diários praticando. Os exames de ressonância magnética realizados depois do período de oito semanas revelaram um aumento na densidade da massa cinzenta do hipocampo (região cerebral ligada ao aprendizado e à memória) e em estruturas associadas à compaixão e à autopercepção.

Os investigadores também constataram que a redução de estresse relatada pelos participantes foi associada à diminuição da densidade da massa cinzenta da amídala cerebral, que exerce um importante papel na ansiedade e estresse. Nenhuma das alterações da estrutura cerebral foi observada no grupo-controle.

“É fascinante observar a plasticidade do cérebro e perceber que, através da meditação, podemos ter um papel ativo na mudança cerebral, podendo aumentar nosso bem-estar e qualidade de vida”, disse Britta Holzel, principal autora do estudo e pesquisadora do Massachusetts General Hospital e da Giessen University, da Alemanha.

“Outros estudos, conduzidos com diferentes grupos de pacientes, já mostraram que a meditação pode trazer melhorias significantes de diversos sintomas. Agora estamos investigando os mecanismos cerebrais ocultos que facilitam a ocorrência desta mudança”, disse a pesquisadora.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Toques sutis nos ossos da cabeça regulam pulsos vitais

Frederico Junqueira não sabia mais o que fazer para se livrar de uma labirintite crônica. "Eu tinha crises frequentes com tontura e muito zumbido nos ouvidos. Locais fechados e excesso de barulho eram mortais. Fui a diversos especialistas, mas não obtive melhora, até que meu dentista me indicou a terapia craniossacral", conta o comerciante de 45 anos.


A disciplina para não faltar às sessões foi fundamental no tratamento de Frederico, que, logo no início, começou a ficar mais confortável quando tinha que ir a lugares mais fechados e com multidões.


"Durante as sessões, comecei a ter mais consciência de alguns eventos traumáticos do passado e, como não havia como mudá-los, passei a encará-los de forma diferente. Hoje estou livre daquele zumbido insuportável nos ouvidos e já consigo ouvir música no rádio do carro", comenta Frederico.


A terapia craniossacral "é um procedimento complementar e integrativo", explica a fisioterapeuta Sophia Lanz, formada pelo Rolf Institute. "Através de toques sutis nos ossos do crânio e osso sacro, a terapia procura equilibrar o pulso do fluido cérebro-espinhal, regulando o sistema nervoso central e autônomo e melhorando os processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos", diz a terapeuta craniossacral formada pelo Milne Institute.


Ela ressalta que esse pulso, além de ser o mais profundo de todo o corpo, é a base do equilíbrio dos demais pulsos corporais - sistema nervoso, cardíaco, respiratório e linfático.


A base dessa terapia, diz Sophia, "é que existe um pulso do fluido cérebro-espinhal de seis a oito ciclos por minuto, e que todos os ossos do crânio, e, na outra extremidade da coluna, o osso sacro se movimentam de acordo com ele".


A fisioterapeuta revela que é possível identificar o movimento de cada osso do crânio e saber, através desses processos articulares, se o pulso craniossacral e a posição dos ossos cranianos estão saudáveis ou em um padrão de lesão.


Sensibilidade. O terapeuta craniossacral utiliza uma qualidade de toque que permite reconhecer e alterar o ritmo desse pulso e também o ajuste dos ossos cranianos para correção de lesões. Por isso, segundo Sophia, é preciso muita cautela, pois alguns profissionais não formados estariam oferecendo essa técnica.


"Esse é um trabalho altamente especializado, que necessita de muito estudo, boa compreensão dos sistemas corpóreos, adquiridos não somente durante a formação, mas em outros cursos da área de saúde como a fisioterapia. A formação da pessoa que está oferecendo o trabalho deve preencher esses requisitos", alerta a especialista.


A terapia não tem contraindicações. Todas as pessoas podem se beneficiar dessa técnica, "mas existem alguns toques que não podem ser realizados em algumas pessoas, como por exemplo, as pessoas com pressão alta não podem receber toques compressores, mas podem receber toques que ajudem na drenagem dos líquidos. Cabe ao terapeuta realizar a anamnese de forma correta perguntando sobre os antecedentes pessoais e avaliando a melhor abordagem", avalia Sophia.
FONTE: JORNAL PAMPULHA NÚMERO 1072

Serviço: Mais informações pelo telefone (31) 3344-7483 ou sophia@rolfing.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MANEIRAS DE RELAXAR

1- Se você começar o dia pensando positivo, é menos provável que sofra algum sintoma de estresse ou seja afetado por vírus circulando no ar-condicionado (o estresse enfraquece o sistema imunológico). Segundo uma pesquisa de 2006, as pessoas que pensam positivo são menos suscetíveis a gripes e resfriados, e os resfriados que contraem são mais fracos.

2- Está provado que a meditação diminui a ansiedade, reequilibra as emoções, alivia a tensão, melhora a imunidade e combate a depressão. Ela também parece controlar a pressão sanguínea com a mesma eficácia de alguns medicamentos, além de favorecer o raciocínio e a memória. Faça uma aula de meditação logo pela manhã e fique pronto para enfrentar o dia.

3- Esprema meio limão em um copo e acrescente água para preparar um tônico matinal digestivo e refrescante que ajuda a proteger os vasos sanguíneos. Além disso, o limão é rico em vitamina C, que proporciona uma proteção adicional contra vírus que circulam pelo seu trabalho.

4- Alongamento para começar o dia.

5-Mergulhe em um livro

6- Diversas pesquisas concluíram que rir ajuda a diminuir o estresse e alivia a dor, além de estimular o sistema imunológico. Sem falar que os benefícios do riso podem ser compartilhados. O riso provoca atividade cerebral naqueles que o escutam.

7- Coma damascos - Coma um punhado de damascos secos todos os dias. Eles são uma ótima fonte de potássio, que ajuda no controle da pressão sanguínea.

8- Saboreie uma xícara de chá - De acordo com um estudo de 2006, as pessoas que ingerem os antioxidantes presentes no chá preto se recuperam com mais rapidez dos efeitos do estresse, além de se sentirem mais tranquilas até 50 minutos depois.

9- Exercite-se - Os exercícios físicos aliviam o estresse ao simular um aumento dos neurônios na região do cérebro relacionada à perda de memória. Destine de 30 a 60 minutos regularmente para se exercitar.

10- Tenha sempre um cacho à mão para reparar os danos causados pelos radicais livres. A casca da uva contém o antioxidante reservatrol, responsável pelos benefícios do vinho tinto.

11- Manter-se hidratado ajuda a deixar a mente alerta. Os estudantes que bebem água durante as provas alcançam melhores resultados.

12- Um pedaço de chocolate amargo é um estimulante com uma forte dose de antioxidantes. Os flavonoides, antioxidantes presentes no chocolate, descomprimem os vasos sanguíneos, o que melhora a circulação. Prefira as variedades com 70% de cacau.

13- Polir ou lixar as unhas estimula a circulação do sangue, além de nutri-las. Também é uma forma de evitar roê-las.

14- Coma biscoitos de aveia - Todos os complexos de carboidratos possuem efeito calmante, mas a aveia tem propriedades reguladoras ainda mais profundas e é recomendada por herboristas para tratar a exaustão nervosa, a ansiedade e a insônia.

15- Acrescente azeite - Tempere a salada com azeite de oliva na hora do almoço. Além de relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação, o azeite parece previnir o desaceleramento da atividade cerebral, o que ajuda a combater a preguiça após o almoço.

FONTE: LIVRO 1001 MANEIRAS DE RELAXAR/ SUSANNAH MARRIOTT

SHIATSU

A palavra Shiatsu tem origem japonesa e significa " pressão dos dedos". É a mais antiga forma de medicina - a cura pelas mãos. Todas as pessoas possuem o dom da cura pelo toque e reagem a ele. É uma habilidade natural que as pessoas recomeçam a compreender.

O Shiatsu utiliza a pressão das mãos e as técnicas manipuladoras para ajustar a estrutura física do corpo e suas energias inatas de modo a evitar a doença e manter uma boa saúde. Assim, alivia dores no corpo  trata distúrbios orgânicos, mas o grande potencial do Shiatsu está em tornar o paciente consciente de seu próprio corpo. E o corpo não é só corpo. Ele armazena emoções e reflete nosso estado mental.

O Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. E quando tocamos uma área ou um ponto onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, como ajudamos o bloqueio a se dissolver. Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo e com o agente da técnica. Ele se sente profundamente relaxado e, ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia.

Shiatsu é restaurador. A idéia básica é a de restaurar o funcionamento orgânico e não só de tratar os sintomas. No entanto, através do shiatsu equilibra-se o sistema energético do corpo, e cria-se uma sensação de energia e bem-estar, enfraquecendo os sintomas presentes. Assim, os sintomas são atingidos indiretamente.

O Shiatsu é um excelente auxiliar no tratamento de diversos desequilíbrios e enfermidades. Em específico, é uma ótima terapia para dores de cabeça, esgotamento físico e mental, sensação de falta de energia, dores musculares e posturais, problemas digestivos, estado emotivos, insônia, mal estar físico ou psicológico sem causa definida e uma série de outros distúrbios. Todavia, não é necessário que vócê esteja mal para beneficiar-se de um shiatsu, se você estiver se sentindo bem, vai terminar a sessão se sentindo melhor ainda.

FONTE: APOSTILA SENAC

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O açúcar engorda

Você sabia que nós brasileiros consumimos em média 200g de açúcar por dia?
Você tem noção do que é isso? 
No fim de um ano seriam 72kgs de açúcar. 
O açúcar é apenas uma fonte de caloria, não possui nenhum nutriente.  Então, qualquer quantidade adicionada ao alimento, é considerada excessiva.  Melhor dizendo, em cada 1,0 g de açúcar, adicionado à sua alimentação, representam 4 calorias extras e inúteis.
Com relação ao sistema endócrino, a insulina é um hormônio produzido pelo corpo humano para controlar o uso, armazenamento e distribuição de energia.  A principal fonte de energia do nosso corpo é a glicose(açúcar). Quem come muito açúcar, seja a tradicional sacarose (açúcar branco) ou outras formas de açúcar, como amido, frutose ou lactose, está jogando altas doses de glicose no sangue.  E Isto lhe dá níveis elevados de energia e disposição?  Certamente que Não!!
O corpo usa apenas o que precisa e, o restante estoca como reserva, em forma de gordura !
Na realidade, é você que está agindo de maneira incorreta, consumindo muito mais açúcar do que necessita.  Está dando para entender um pouco mais sobre como o açúcar faz mal à saúde?  Você ainda deseja comer grandes quantidades de açúcar?



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Açúcar é altamente tóxico

O açúcar é o resultado de um processamento químico, em que são adicionados determinados agentes químicos com ações específicas como:  clarificantes, antiumectantes e conservantes.

Em seu processamento, são eliminados sais minerais, vitaminas e proteínas, restando basicamente, carboidrato.  O produto final é a sacarose, um açúcar de elevado poder calórico.

Açúcar não é "alimento", mas um poderoso "antinutriente", um grande vilão , razão pela qual Willian Dufty, em seu mais que consagrado livro sobre o açúcar, o "Sugar Blues", considera-o como uma "droga doce e viciante que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização".  Seus efeitos nunca são imediatos, mas lentos, acumulativos, insidiosos, drenando, aos poucos, a saúde do corpo.

A ingestão de açúcar altera o funcionamento do pâncreas (orgão que produz insulina), o que provoca o aumento da produção de insulina (hormonio responsável pela absorção do açúcar na célula). Com o tempo, esse sistema entra em pane, por produzir em grandes quantidades a insulina. Provocando um grande desequilibrio.

O desequilibrio do nosso corpo gera radicais livres em excesso. O sistema imunológico e o metabolismo, também ficam debilitados. 
 
 A festa que o açúcar faz no corpo humano ainda está para ser mapeada pela medicina, com a ajuda da bioquímica.