segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MASSAGENS ALTERAM MÚSCULOS

Pesquisadores canadenses sustentam que a prática modifica inclusive a função celular dos órgãos. O procedimento também tem efeito semelhante ao dos anti-inflamatórios.



Quem costuma praticar esportes ou mesmo acompanhar competições pela televisão sabe que, depois de lesões causadas por alguma atividade física, a primeira providência é uma massagem no local afetado. O que ainda não se sabia era que a massagem terapêutica não serve apenas para aliviar a dor momentânea: ela pode, de fato, afetar a função do músculo, e fazer com que ele se recupere mais rapidamente. De acordo com pesquisadores do Instituto Buck de Pesquisa sobre o envelhecimento e da Universidade McMaster, no Canadá, as compressões e fricções do corpo reduzem as inflamações e promovem o crescimento de novas mitocôndrias no músculo esquelético, estruturas responsáveis por queimar a energia dos alimentos para transformá-la em energia. Além da mudança estrutural a massagem funciona a partir de mecanismos biológicos semelhantes as de remédios específicos para a dor.

ALÉM DA ESTÉTICA:

Alguns efeitos da massagem na saúde:

  • Relaxamento
  • Redução da atividade simpática ( o que promove a vasodilatação)
  • Aumento da circulação local e sistêmica, o que promove o efeito de cura
  • Redução do espamo muscular
  • Melhora na capacidade de extensão do tecido conjuntivo
  • Equilíbrio geral do sistema nervoso autônomo
INDICAÇÕES:

Usada em conjunto com outras abordagens, a massagem pode ser uma aliada em tratamentos diversos. Alguns exemplos:

  • Para eliminar toxinas e resíduos oriundos de infecções, inflamações, espasmos musculares e alterações similares.
  • Para problemas circulatórios, em particular, os que envolvem sistema linfático e veias.
  • Para normalização de zonas reflexivas, quer sejam áreas de dor referida direta (relacionada a uma disfunção orgânica) quer seja uma mudança tecidual indireta.
  • Em alterações patológicas específicas, para ajudar a aliviar alguns dos sintomas associados ao problema.
A lista de melhorias para a saúde proporcionadas pela massagem terapêutica é extensa. Segundo o fisioterapeuta e pesquisador Mario Paul Cassar, problemas digestivos, como a síndrome do cólon irritável ou um sistema digestório fraco, também podem ser resolvidos com a prática. Pessoas com espasmos musculares, como a fibromialgia, e cefaleia tensional (tensão muscular no pescoço, nos ombros e na cabeça) também são muito beneficiadas, enumera Cassar.

FONTE: Jornal Estado de Minas - 20 de fevereiro de 2012 - Caderno Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário