quinta-feira, 13 de setembro de 2012

COSTAS À PROVA DE DOR

Veja como passar longe do incômodo na coluna que bate após você ficar horas no computador

Por que isso acontece?

"Permanecer  sentado olhando para a tela exige muito dos músculos da cervical e aumenta a pressão na lombar", alerta Elcio Landim, ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

1- Sente certo:
Sente-se de frente para a tela, evitando torções no tronco, e mantenha um apoio na lombar. Isso evita o tensionamento muscular que causa dor. Se usar tablets, nada de apoiá-los no colo e passar tempo demais com o pescoço voltado para baixo, isso força a cervical. Nesse caso, use um apoio de tablets.

2- Hidrate bem:
Além de ossos, a coluna tem discos funcionando como amortecedores entre as vértebras. Manter essas células hidratadas é fundamental. Não fumar também ajuda. A nicotina diminui a absorção de nutrientes pelas células da coluna.

3- Dê uma força:
Elcio Landim indica exercícios isométricos (aqueles com contração muscular, mas sem movimento articular) para fortalecer o tronco. É necessário trabalhar as costas, além disso antes e depois de ficar muito tempo na mesma posição alongue principalmente a musculatura posterior , torácica e lombar. Estique-se algumas vezes por dia e a cada duas horas.

FONTE: REVISTA MEN´S HEALTH, MÊS DE SETEMBRO.

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