sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MASSAGEM TUI NA

Começamos por definir o termo Tui Na (ou Tuina) que quer dizer empurrar (Tui) e agarrar (Na). Tem como objetivo dispersar, tonificar e harmonizar a energia e o sangue de um meridiano, órgão ou região. Descontrai o indivíduo e reorganiza as energias yin e yang do corpo.

A massagem tui-na tem como objetivo principal desbloquear ou favorecer o fluxo de Qi (energia) e sangue nos meridianos onde existe alguma enfermidade. Se existir uma síndrome num sistema ou órgão em particular, a massagem realizada pelo especialista de medicina tradicional chinesa terá como objetivo restabelecer o equilíbrio energético em particular ou no geral.

Não há nenhuma situação, pelo menos teoricamente, em que a tui-na não possa oferecer resultados, visto que a teoria usada é a mesma da acupunctura, da fitoterapia, etc. Há, no entanto, condições óbvias em que a massagem está contra-indicada, para além daquelas situações temporárias em que está contra-indicado qualquer terapia de Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Nenhum terapeuta fará massagem, por exemplo, sobre uma área do corpo que tenha sido recentemente queimada ou diretamente e de forma penetrante sobre o ventre de uma mulher grávida. Pode usar-se, no entanto, pontos distais em tonificação, dispersão ou harmonização que beneficiem a recuperação ou gestação nestes casos.

A tui-na está ainda contra-indicada nos casos em que haja determinado tipo de alteração energética no corpo da pessoa a ser massajeada. Por exemplo, em casos de embriaguez, muita fome ou período longo sem comer, quando a pessoa está muito cheia ou imediatamente após as refeições, não se devem executar manipulações de carácter profundo sem um diagnóstico claro.
Do mesmo modo, não se devem executar manipulações se houver a possibilidade de provocar ou agravar a condição patológica, tal como em abcessos, úlceras cutâneas, queimaduras, tumores malignos, e não executar manipulações durante o período menstrual, sobretudo, no abdómen e região lombar.

Quando é massageado o organismo terá, durante 72 horas, algumas reações a que se chama reequilíbrio energético. Durante esse tempo o organismo vai-se auto-equilibrar. Se sentir vontade de estar deitado ou se tiver alguma reação fora do normal deve-se tentar respeitá-la, pois esta é uma forma de o organismo purgar ou repousar. As reações durante esta fase devem ser atendidas.
As primeiras massagens, e dependendo do seu estado energético, devem ser intercaladas por períodos de descanso de 3 dias.


Fonte: http://www.medicinachinesa.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário