quinta-feira, 24 de março de 2011

Massagem Abhyanga



A Massagem Abhyanga é um tipo de massagem terapêutica utilizada para tratar de diversos problemas e consiste em diferentes técnicas ocidentais. A Massagem Abhyanga tem como objetivo “alimentar” o corpo com o toque e com o óleo promovendo assim a circulação sanguínea e diminuindo as dores musculares.
A palavra Abhyanga tem como significado em sânscrito, untar e friccionar com óleo.
Segundo os princípios da Ayurveda, todas as pessoas têm um tipo específico de organismo denominado dosha. Existem 3 doshas: Pitta, kapha e Vata, e todos nós temos um equilíbrio específico dos doshas que deve ser tratado com a terapia ayurveda.
Na Massagem Abhyanga, o seu dosha irá determinar que tipo de óleo medicinal (base de plantas ou frutos) será utilizado e que ingredientes devem ser acrescentados.
Tradicionalmente a Massagem Abhyanga é feita no período da manhã, de modo  que a mente esteja mais desperta e estimulando também a pessoa para o resto do dia.
A pessoa deita-se numa marquesa própria para este tipo de massagem, e o terapeuta derrama sobre o seu corpo o óleo específico e devidamente aquecido. Óleos de sésamo ou coco são dos mais utilizados juntamente com uma combinação de ervas. Passados alguns minutos e após o óleo ter penetrado no corpo o terapeuta começa a fazer movimentos ritmados e suaves com a palma da mão.
Uma Massagem Abyhanga pode ter a duração de uma hora. No final da massagem o cliente toma uma ducha, de modo  que o organismo absorva o óleo.
Uma prática regular deste tipo de massagem ajuda ao relaxamento muscular e remoção de toxinas. Atua diretamente no sistema linfático, sanguíneo, digestivo e nervoso. Melhora a imunidade, e ajuda a aliviar tensões, stress e insônias. Aumenta a vitalidade e ajuda no rejuvenescimento. E ainda ajuda a abrir os canais de energia e a eliminar os seus bloqueios. De uma forma geral ajuda à sua saúde e bem-estar.
Uma dica, para aqueles que não podem fazer massagens regularmente os praticantes de Ayurveda recomendam que se devem colocar diariamente um óleo específico para o seu dosha nos pés, mãos e cabeça.
Os praticantes de Ayurveda recomendam que as pessoas deveriam receber Massagens Abhyanga todos os dias para equilibrar o organismo e mantê-lo saudável.

Fonte: http://manualdabeleza.com/massagemabhyanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário