quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

RESPIRAÇÃO

Quem já não se sentiu estressada, sem energia e estímulos suficientes para dar continuidade as suas atividades? Todo mundo já passou ou passa por isso, mas, ao contrário do que muitos pensam, é possível diminuir o estresse com alguns simples exercícios de respiração.

Apesar de não nos darmos conta, a respiração está diretamente associada às nossas emoções e padrões de comportamento, tornando-se curta e superficial, quando estamos ansiosos ou com medo. Já ao pensarmos em algo bom ela é mais longa e profunda. Está provado que respirar corretamente, de uma forma lenta e profunda, é essencial para o indivíduo, além de ampliar a capacidade de oxigenação dos tecidos, mantém um bom equilíbrio entre todas as funções do nosso organismo.

CONTRA O ESTRESSE:

Controlar a respiração pode ser um bom recurso antiestresse. Para Nanda Priya, professora de Yoga do Kyron de São Paulo, controlando a respiração, proporciona-se um maior estado de harmonia interna. Alguns exercícios respiratórios são tão fáceis de fazer que podem ser realizados em casa ou no intervalo de alguma reunião. Os efeitos são fascinantes e sua produtividade irá agradecer.

O estresse provoca uma tensão física ou psicológica que se manifesta na musculatura do corpo. Segundo Sâmia Simurro, psicoterapeuta e vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, a respiração abdominal é um poderoso instrumento para se relaxar. É uma técnica que todos podem aprender e utilizar, sempre que se sentirem sob forte tensão. Para se obter bons resultados com os exercícios de respiração, é necessário praticá-los repetida e prolongadamente.

RESPIRE PARA RELAXAR:

Uma forma rápida e fácil de mandar o estresse embora é fazer algumas práticas de respiração. Sente-se ou deite-se em uma posição confortável. Expire profundamente pela boca, feche-a e inspire devagar pelo nariz enquanto conta mentalmente até cinco. Segure a respiração, enquanto, mais uma vez conta até cinco. Depois, expire completamente pela boca, contando até dez. Mantenha a expiração sempre duas vezes mais longa que a inspiração. Inspire novamente e repita o ciclo cinco vezes. Pratique essa respiração, pelo menos, duas vezes ao dia e sempre que se sentir tenso ou ansioso.



FONTE: GUIA DE TERAPIAS E ATIVIDADES ALTERNATIVAS ANTIESTRESSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário