terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AUTOCONHECIMENTO CORPORAL

O ritmo da sua respiração, o modo de pisar o chão e tocar os objetos é sem dúvida uma das melhores maneiras de você começar a se conhecer. Com um pouco de atenção ao seu corpo, observação dos outros e exercícios simples, é possível se descobrir e evitar vários problemas, entre eles o estresse.

Quem não se lembra da primeira vez que se olhou no espelho ou do toque em sua pele, cabelos e boca. Esse é um hábito muito comum na infância. Desde crianças, costumamos tocar o nosso corpo como uma forma de conhecimento e descoberta do que somos e como estamos.

Segundo a psicoterapeuta corporal Maria R. Mizrahi, essa experiência se mantém durante o nosso crescimento e amadurecimento. Ela nos ajuda a ter a completa dimensão do que é o nosso corpo e o do outro; onde sentimos dor, quais são os pontos mais delicados e o que devemos estar mais atentos neles.

Com a vida corrida e estressante, que levamos inconscientemente, nós perdemos boa parte dessa precepção corporal. Por isso, alguns exercícios simples e rápidos podem ajudar o despertar do desenvolvimento desse aprendizado.

Consciência Corporal:

Para alcançar essa consciência, o primeiro passo a ser dado é prestar atenção em você e nos outros. O segundo é a pulsação. Devemos imaginar o nosso corpo como o centro de uma série de ondas e energias que o circundam, resultando em uma pele quente, olhos brilhantes, respiração calma, plena, tórax e abdome com livre expressão. O terceiro é a gravidade, que é uma força difícil de descrever, mas impulsiona o nosso corpo para o centro da terra. Se houver o desalinho do nosso corpo, a gravidade age para fazê-lo tombar. Na prática, isso quer dizer que se uma parte dele estiver fora do centro seremos forçados a despender energia para nos manter em pé.

A respiração também pode dizer muito sobre nossos bloqueios e tensões emocionais. "A sua normalização se realiza indiretamente, quando relaxamos as tensões que impedem a plenitude da respiração inconsciente", ensina Maria. O tato é definido como o ato de sentir com a mão e, embora não seja uma emoção, induz mudanças neurológicas, gladulares, musculares, mentais que combinadas, podem produzir ou despertar emoções. "O estímulo lento e suave da pele possui efeitos benéficos, favorecendo tanto a redução do estresse mental, como as emoções físicas e psicológicas", aconselha.

FONTE: GUIA DE TERAPIAS E ATIVIDADES ALTERNATIVAS - ANTIESTRESSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário