domingo, 15 de dezembro de 2013

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A TAE CHI CHUAN

Sejam quais forem as condições de vida, essa forma de ginástica pressupõe um treinamento constante e progressivo com uma prática diária. É  por isso que é frequente ver, tanto dentro de casa como em público, os chineses praticarem os seus exercícios diários; eles suprimem assim os desequilíbrios criados pela vida diária. Existe aí uma certa oposição com o esporte de competição em geral, que é comumente por isso fonte de erros fundamentais, e que só podem prejudicar a ginástica higiênica.
 
Para voltar ao TAE CHI CHUAN, é preciso saber que é útil em toda a idade, e que é indicado mesmo para as pessoas idosas pelo seu caráter lento, equilibrante, e o bem-estar que ele traz, tanto físico como intelectual. No fundo é um exercício que permite realizar o potencial energético do corpo e pesquisar o prolongamento da juventude, ou seja da vida, o movimento.
 
Os taoistas são indiferentes aos atrativos dos músculos hipertrofiados e se apegam mais às linhas do corpo, à tonicidade muscular, à vitalidade da pele, do que a uma falsa concepção de beleza. É preciso exercitar os músculos, naturalmente, e evitar todo o excesso de tensão. Sem votar ao detalhe técnico, é preciso saber que a respiração se baseia em gestos praticados simultaneamente, e se faz pelo nariz. O movimento deve ser ritmado, contínuo. É  uma espécie de "luta das trevas em que o corpo executa o que a razão decidiu".
 
Em conclusão, pode-se dizer que o TAE CHI CHUAN, possui em si mesmo sua razão de agir, é o "exercício do homem que pensa" e cujo objeto é a pesquisa de uma manutenção da vida por meio de uma boa circulação corporal de energia e sangue. Ela participa do melhoramento das percepções sensoriais. Em relação à IOGA que é essencialmente uma ginástica de postura, o TAE CHI CHUAN é dinâmico. É preciso passar de uma atitude à outra, manter um movimento contínuo.
 
 
FONTE: MANUAL DE MASSAGEM CHINESA / G. ARCHANGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário