terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Influência da Alimentação do Ponto de Vista Quantitativo e Qualitativo.

Ponto de vista Quantitativo:
  • A insuficiência de alimentos seja por pobreza, dietas radicais, caprichos ou falta de tempo se expressarão por uma deficiência de Qi (energia vital) e Xue (sangue) que podem gerar uma infinidade de sintomas , tais como: fadiga, depressão, emagrecimento, vertigem, insônia, amenorréia, etc.
  • A super-alimentação prejudica o Estômago, Intestino Grosso e Intestino Delgado e acarreta a deficiência do Qi (energia) do Baço, gerando distúrbios digestivos, tais como: abdômem inchado e com gases, náuseas, diarréia. Além disso a super-alimentação gera o acúmulo de umidade e de mucosidade levando à obesidade.
Ponto de vista Qualitativo:
  • Uma alimentação rica em gorduras, condimentos, farináceos, doces, laticínios e álcool, que são considerados alimentos quentes e úmidos, levam à formação de mucosidade, além de acarretar estagnação do Qi (energia) e do Xue (sangue). Uma alimentação rica em alimentos frios e crus ou mal mastigados, produzirá Frio e umidade interna e enfraquecerá o Yang do Baço, prejudicando a função de transporte e transformação deste órgão acarretando náuseas, diarréias de alimentos não digeridos, estagnação de alimentos no estômago e prejudicando a formação do Qi (energia vital) e do Xue (sangue).
  • Uma alimentação contaminada por organismos patogênicos tais como verminoses e bactérias poderão produzir de distúrbios digestivos passageiros como gastroenterites agudas a acúmulo de vermes. Alimentos contaminados por venenos agrícolas, aditivos químicos e metais pesados produzem variados e danosos efeitos sobre o Zheng Qi (Energia Correta)
Fadiga Física e Mental:

Na fadiga física ou o excesso de exercícios físicos esgotando o Qi (energia) observa-se: Falta de força, respiração curta, astenia muscular, mente cansada, falta de vontade de falar, dispnéia agravada pelos movimentos. Um aumento de pensamentos e de preocupações acarreta o esgotamento do Qi (energia) e do Xue (sangue). O Shen (espírito) do coração não é mais mantido, há palpitações, insônia, amnésias, abundância de sonhos.

Falta de Exercício Físico:

O exercício moderado e rotineiro, proporcional à idade e à constituição individual é essencial à manutenção da saúde. A falta de movimentação física, ainda mais se associada à alimentação pesada, é causa de estagnação de Qi (energia) e Sangue, acúmulo de mucosidades. Pode também ser causa de baixa produção de Qi (energia) com sintomas de fraqueza e desvitalização. Muitos problemas cardio- circulatórios da moderna sociedade industrial são decorrentes desta danosa combinação de fatores etiológicos.


FONTE: APOSTILA DE SEMIOLOGIA E PROPEDÊUTICA //// PROF: DENISE FERREIRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário