segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Para Limpar o Organismo

Para limpar coma:
  • Alho: Sua propriedade funcional mais marcante vem do odor: a alicina, antioxidante natural que ajuda a limpar o organismo. Um estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) constatou que a alicina ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e na circulação do sangue, além de proteger e desintoxicar o fígado.
  • Limão: A fruta deixa o ph do sangue mais alcalino, o que favorece a eliminação de toxinas. Além disso é rica em potássio, mineral que ajuda a eliminar o sódio, responsável pelo acúmulo de líquidos. Outro ponto a favor é a presença de limonoides, óleo essencial que estimula a produção de bílis, secreção fabricada pelo fígado e responsável pela digestão das gorduras. Como função adstringente, o limão equilibra o metabolismo e, principalmente, os sistemas excretores: intestino, fígado, pulmões, pele e rins.
  • Banana-Verde: Com alto teor de fibras, a banana-verde diminui a absorção de gorduras, controla o nível de açucar no sangue e favorece a maior produção de colecistocinina, hormônio produzido no intestino delgado e um potente emagrecedor e desintoxicante do organismo.
  • Leite: Um estudo publicado no jornal Obesity Reviews no Reino Unido, comprovou a relação entre o consumo da bebida com o controle do metabolismo. A explicação está na presença do cálcio, que além de ajudar no fortalecimento dos ossos tem papel fundamental no controle da oxidação das gorduras, o que deixa o corpo livre de toxinas.
  • Abacate: O fruto é um estoque de ácidos graxos monoinsaturados, carotenoides e vitamina E, agentes antioxidantes que exterminam resíduos prejudiciais ao seu organismo.
  • Cogumelos: Estudos feitos na Universidade de Medicina Semmelweis na Hungria, comprovaram que o componente ativo letinan, presente no shitake, é um poderoso imunoestimulante que aumenta a produção das células de defesa do organismo. O shimeji também é fonte de ácido fólico e ajuda na desintoxicação hepática.
  • Óleo de coco: É rico em ácido láurico, que possui atividade antimicrobiana, antiviral e antioxidante. Também auxilia na regulação do intestino pois ajuda a eliminar bactérias patogênicas do local, favorecendo o crescimento da boa flora. Tem grandes vantagens metabólicas para o nosso organismo, como o aumento do bom colesterol (HDL) e a redução dos níveis de colesterol total e colesterol ruim (LDL).
  • Linhaça: Reconhecida como alimento funcional pela Food and Drug Administration (FDA), agência americana de controle de alimentos e remédios, o mérito da linhaça vem das fontes de ômega 3 e 6. Esses ácidos graxos contêm lignana, um excelente imunomodulador que previne diversas doenças, ativa o metabolismo e dilata os vasos sanguíneos. Estoque de fibras a linhaça ganha destaque por conta da lenhina, uma fibra insolúvel que equilibra a microbiota (flora) intestinal e expulsa micro-organismos oxidantes.
  • Mate de Chimarrão: Apresenta substâncias bioativas, como catequina, cafeína, ácidos fenólicos e flavonoides, que promovem uma boa digestão e têm ação desintoxicante.
  • Gengibre: Rico em gingerol e gingerdiona, dois fitoquímicos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes contra as toxinas causadas pela má alimentação.
  • Curry: O tempero tem diversos benefícios: reduz as mutações celulares- consequências das toxinas-, inibe o acúmulo de gorduras e a ação anti-inflamatória, e combate a gastrite e o mau funcionamento do fígado.
  • Hortelã: Seu princípio ativo, o óxido de piperitenona, evita os sintomas de dor de barriga, vômito e diarreia, característicos de intoxicação.

FONTE:  REVISTA MEN´S HEALTH/// FEVEREIRO 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário