sexta-feira, 12 de agosto de 2011

INFORMAÇÕES SOBRE MASSOTERAPIA

O que é Massoterapia?

Massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem com finalidade terapêutica, anti estresse, relaxante, estética e esportiva.

Como é aplicada a Massoterapia?

O massoterapeuta utiliza-se da manipulação manual dos tecidos moles do corpo e de mobilizações nas articulações. Dependendo do tipo de técnica utilizada pode usar óleo ou talco, assim como pode aplicar calor ou frio sobre a pele do paciente. Ainda de acordo com o tipo de técnica que estiver sendo utilizada, a massagem pode ser feita na pele, nos músculos ou nos canais ou centros de energia vital do corpo. Algumas técnicas podem requerer que o terapeuta utilize para a massagem outras partes do corpo além das mãos; tais como antebraço, cotovelo ou joelho.

Qual é a origem da Massoterapia?

A massagem, enquanto recurso para o alívio de dores e doenças do "corpo e da alma", provavelmente é o que de mais antigo existe na civilização humana. O tocar em partes do corpo que estejam doendo ou que precisem ser ativadas em si próprio ou no outro, é instintivo no ser humano e também em outros mamíferos. Todas as grandes civilizações da humanidade desenvolveram um sistema próprio de tratamento através de massagem que fazem parte de seus específicos conhecimentos médicos.

Quais os tipos de massoterapia existentes?

Existem muitos e variados tipos de técnicas de massoterapia, tanto de origem oriental quanto de origem ocidental. Das oriundas do oriente, podemos citar: Tui-Na e Reflexologia Podal da China; Amna, Do-in e Shiatsu do Japão; Ayurvédica e Shantala da Índia, dentre outras. Das que tem origem na civilização ocidental (Greco romana) temos a Massagem Sueca, a Drenagem Linfática, a Massagem Bioenergética, o Rolfing etc. A massoterapia é uma terapia dinâmica, de muitas possibilidades e em constante evolução. Muitas outras formas de massagem existem e não foram citadas e outras ainda podem ser criadas.

Quais os benefícios de uma Terapia de Massagem?

A Massoterapia é reconhecida como uma forma de preservação da saúde e prevenção de doenças. Quando é aplicada sobre os meridianos de energia  da acupuntura ou sobre os centros de energia do corpo conhecidos como chacras, atua equilibrando e regulando a circulação da energia vital com benefícios sobre todo o sistema corpo-mente. Atua beneficamente no alívio de dores do sistema músculo-esquelético, cólicas menstruais, cefaléias tensionais, melhora da circulação sanguínea, redução de problemas metabólicos, alívio do estresse, da insônia e do desânimo físico e mental, melhora de todas as funções orgânicas, relaxamento.

Quem pode se beneficiar da massoterapia?

Qualquer pessoa, de qualquer idade, saudável ou doente pode encontrar alívio e benefícios enormes em um tratamento de massoterapia. Cada caso será atendido de maneira única e particular de acordo com as suas necessidades especifícas, respeitando as condições de saúde e os limites de cada um.

Quantas sessôes de massagem são necessárias para surtir efeito?

Os benefícios da massoterapia são gradativos e acumulativos. Os efeitos se somam a cada sessão. Sessões esporádicas podem ser muito úteis no alívio do estresse e consequentemente na prevenção de inúmeras doenças decorrentes desta condição. Sessões regulares, na base de uma ou duas vezes por semana, num total de dez a vinte sessões podem tratar muitos dos problemas menores do dia a dia das pessoas. Uma sessão de massoterapia semanal por tempo indeterminado é um valioso auxílio na manutenção da saúde e do bem estar.

Como escolher um massoterapeuta?

A indicação do terapeuta por uma pessoa de confiança que o conheça; a limpeza, educação e postura ética do profissional, a sua formação técnica através de cursos reconhecidos pelo MEC e o seu credenciamento junto ao CRAEMG são condições que devem ser preenchidas e que são essenciais para a escolha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário