segunda-feira, 13 de junho de 2011

" Sua unha é dedo-duro"

Prestar atenção nela não é coisa só de mulher. É  possível fazer um check-up espiando a ponta dos seus dedos.

  • Azuladas e Côncavas: Tradução: Pode ser só uma característica hereditária. Mas às vezes, é resultado de problemas pulmonares, cardíacos, hepáticos ou gastrointestinais, como intolerância ao glúten e inflamação do intestino, alerta o cardiologista Marcelo Ferreira, professor da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. Nesses distúrbios, a circulação sanguínea no corpo todo é comprometida, e as unhas não ficam de fora. O tom azulado é causado pela falta de oxigenação. Solução:  A não ser que sua família também seja assim, a visita ao médico é obrigatória.

  • Quebradiças com Rugas e Depressões: Tradução: Você pode estar com psoríase. Esse perrengue é mais comum no couro cabeludo e sombrancelhas, onde aparecem pontos avermelhados de descamação. Porém, as unhas são possíveis vítimas, até com casos de deslocamento. Apesar de depender de uma predisposição genética, a doença é disparada por fatores externos como estresse. Solução: O tratamento é feito sob prescrição do dermatologista. Logo, não tente dar seu jeito sozinho em casa.

  • Linhas Horizontais: Tradução: Considere a possibilidade de um trauma simples, que altera o crescimento de unha e gera a tal linha. Porém, o visual pode revelar um estado nutricional pobre (falta de vitaminas do complexo B, por exemplo) ou hipersensibilidade a medicamentos. Nesses casos, quando os nutrientes ficam alterados, as unhas crescem com deformidades, detalha Fernanda Casagrande, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Solução: Vale o coro: não banque o durão e consulte logo um profissional da saúde.

  • Crescimento e Firmeza Anormais: Tradução: Talvez sejam alterações endócrinas. Unhas que crescem rapidamente e se tornam finas e moles são rastros deixados pelo hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios pela prórpia tireoide). Já quando as unhas crescem lentamente, descamam e ficam com estrias, o diagnóstico é hipotireoidismo. É como se esses hormônios fossem regentes de orquestras. Se a glândula acelera ou desacelera, o metabolismo segue o titmo. Solução: De médico todo mundo tem um pouco, mas vá ao endocrinologista

FONTE: REVISTA MEN´S HEALTH // MÊS JUNHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário