sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CROMOTERAPIA

O funcionamento da cromoterapia é simples: as cores são aplicadas à volta do corpo, sendo absorvida pelo corpo etérico onde estão os chacras, responsáveis pela manutenção do corpo. Esse tratamento é indicado para todas as pessoas com problemas nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados: as cores quentes não devem ser aplicadas em pessoas com pressão alta ou crianças com febre; gestantes não podem receber cores quentes, especialmente o laranja, evitando riscos de abortos.
O lado negativo dessa terapia é que, usadas em excesso, pode provocar efeitos contrários, como, por exemplo, o azul em excesso acalma demais ou baixa muito a energia podendo causar depressão. Por outro lado, os benefícios da cromoterapia são diretos, após a aplicação das cores, o paciente sente leveza, bem-estar, relaxamento e calma.

As cores e suas Funções:

VERMELHO: No físico, cuida dos órgãos genitais e das pernas e pés; no emocional é a cor da paixão e da sexualidade; no espiritual, gera agressividade e, no mental, é força de vontade e coragem.

LARANJA: No físico, cura e equilibra problemas nos rins, bexiga, útero, ovário, menstruação dolorosa e irregular, intestino preso; no emocional, é a cor da sensualidade e da parceria nos relacionamentos; no espiritual, gera dependência e acomodação; no mental, é adaptação e assimilação de novas ideias.

AMARELO: No físico, cura e equilibra problemas do aparelho digestivo, estômago, vesícula, fígado; no emocional, é a cor da alegria; no espiritual, gera compreensão da espiritualidade e, no mental, é conhecimento, aprendizado e estudos.

VERDE: No físico, cura e equilibra problemas no sistemas circulatório, coração, veias e artérias e no sistema respiratório, atua sobre os pulmões e brônquios; no emocional, é a cor que promove o amor do parceiro; no espiritual, gera equilíbrio e cura; no mental, é esclarecimento e verdade.

AZUL: No físico, cura e equilibra problemas na garganta, dores e resfriados; no emocional, é a cor da expressão verdadeira e dos relacionamentos com amigos; no espiritual, gera paz e tranquilidade com sabedoria; no mental, é poder e consciência do que realmente queremos.

ÍNDIGO: No físico, cura e equilibra problemas nos órgãos dos sentidos, visão, paladar, olfato, audição e tato; no emocional, é a cor da maturidade e responsabilidade; no espiritual, é a cor da intuição e, no mental, é a compreensão dos outros com empatia e de si mesmo.

VIOLETA: No físico, cura e equilibra problemas no cérebro e desordens mentais; no emocional é a cor da clareza e objetividade nas decisões; no espiritual é, a cor da fé em Deus e a cor que queima qualquer energia negativa a nossa volta; no mental, é a cor da inteligência e sabedoria.

ROSA:  No físico, cura e equilibra todos os órgãos do corpo; no emocional, é a cor do amor prórpio, no espiritual, é a cor da doação e amor pelos outros e, no mental, é a cor que nos faz compreender nossos objetivos de vida e também o objetivo das outras pessoas.

Com relação ao estresse, os efeitos da cromoterapia são imediatos. Ela proporciona bem-estar, clareza mental, relaxamento, diminuição da ansiedade e um sono de qualidade. Isso acontece porque, ao se aplicar a cromoterapia no local do corpo com deficiência ou doença, as células doentes, mas que ainda podem ser recuperadas, são reativadas voltando ao seu funcionamento normal. As células doentes e que não servem mais ao órgão são eliminadas pelos órgãos excretores do organismo. A frequência do tratamento contra o estresse é uma vez a cada cinco dias. Entretanto, cada caso é estudado individualmente.

FONTE: LIVRO: GUIA DE TERAPIAS E ATIVIDADES ALTERNATIVAS: ANTIESTRESSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário