segunda-feira, 30 de maio de 2011

Massagem na gravidez traz alívio, mas requer cuidados específicos

A gravidez é, sem dúvida, um momento muito especial, mas tem lá os seus desconfortos. Mesmo quando tudo está dentro do programa, em termos de saúde da mãe e do bebê, há alguns aspectos, considerados normais e fisiológicos, que interferem no bem-estar da grávida. A retenção de líquidos, que causa inchaço e sensação de peso nas pernas, as costas que dóem, principalmente na região lombar e as interrupções no sono pela dificuldade de encontrar uma boa posição para dormir quando a barriga cresce, são queixas mais comuns.

A massagem durante a gravidez alivia os desconfortos desta fase, bem como prepara o corpo para   o parto trabalhando a mobilidade e o fortalecimento das articulações, atuando sobre o sistema nervoso e melhorando o sono, a digestão e diminuindo o stress. Ela atua no corpo de forma completa com alongamentos, pressão suave e um rtimo lento e contínuo. O que permite a gestante saborear uma gravidez prazerosa e saudável.

A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, realizada com cuidados especiais e toques suaves, enfatizando os problemas da gestante, como alívio das dores lombares e diminuição do inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sanguínea e linfática.

Tudo porque a gestação é um estado no qual, muitas alterações ocorrem no organismo da gestante, o que a diferencia do ponto de vista das técnicas de massagem  das demais pessoas.

Benefícios da massagem durante a gravidez:
  • Reduz stress e promove relaxamento profundo.
  • Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto.
  • Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganhos de peso.
  • Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão.
  • Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático.
  • Promove consciência corporal e relaxamento necessário para um parto ativo.
A mais popular na gravidez é a drenagem linfática, para diminuir o inchaço. Mas há outras técnicas com bons efeitos, que são menos utilizadas, ou por serem menos conhecidas ou por medo de que possam causar algum dano ao bebê.

Embora todas as técnicas devam ser aplicadas com cuidados e restrições específicas para a gestação, algumas trazem preocupações maiores. Na reflexologia e no shiatsu, por exemplo, a massagem de determinados pontos pode estimular contrações uterinas antes da hora. No entando, quando são feitas por um bom profissional, contribuem para o bem-estar da grávida.

FONTE: REVISTA MEU BEBÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário