sexta-feira, 27 de maio de 2011

SHANTALA - massagem especial para bebês

Shantala é uma massagem para bebês realizada com harmonia, ritmo, amor e ternura. Frédérick Leboyer médico francês conheceu esta técnica quando em viagem a Calcutá na Índia. Fotografou a sequência completa da técnica indiana empregada por uma jovem mãe que se chamava Shantala e em homenagem a essa mãe, a massagem recebeu o seu nome.

Segundo Frédérick Leboyer " a massagem dos bebês é uma arte tão antiga quanto profunda, é preciso aprender e dominar". Os pais desenvolverão uma sensibilidade em descobrir o melhor para seu bebê, ajudando-o a se desenvolver de forma segura e tranquila. Para o bebê é importante sentir amor e afeto dos pais. Durante a prática, o bebê é levemente tocado com harmonia e ritmo e de extrema lentidão, o que consiste em um espaço onde ocorrem interações afetivas, aprendizagens, conforto e favorece o vínculo entre pais e filhos, interfere no bem-estar do bebê pois promove a sensação de relaxamento, auxilia no sono, ajuda no alivio de cólicas, entre muitos outros benefícios. Os bebês poderão receber a massagem a partir de um mês de vida mantendo a relação e o contato afetivo que existia na vida intra-uterina entre mãe e bebê.

É primordial respeitar o tempo de cada bebê porque a massagem segue de acordo com sua aceitação. Por isso a importância de conhecer a técnica para a mãe utilizar aos poucos o movimento no seu filho. A Shantala deve ser realizada com o bebê completamente despido em ambiente arejado, calmo e agradável, para que a mãe e o bebê possam desfrutar o efeito relaxante da massagem, para isso o bebê não pode sentir frio. Para aperfeiçoar esta técnica é indispensável o uso de óleos para a massagem nos bebês, em seguida o banho que completará a sensação de relaxamento.

BENEFÍCIOS DA SHANTALA:

Benefícios para os pais: Relaxamento, desenvolver a sensibilidade, criar confiança, construir uma relação entre pais e filhos.

Benefícios para o bebê: Segurança, bem-estar geral, crescimento físico, socialização, vínculo afetivo.


FONTE: REVISTA MEU BEBÊ // MARÇO, JUNHO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário