quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Açúcar é altamente tóxico

O açúcar é o resultado de um processamento químico, em que são adicionados determinados agentes químicos com ações específicas como:  clarificantes, antiumectantes e conservantes.

Em seu processamento, são eliminados sais minerais, vitaminas e proteínas, restando basicamente, carboidrato.  O produto final é a sacarose, um açúcar de elevado poder calórico.

Açúcar não é "alimento", mas um poderoso "antinutriente", um grande vilão , razão pela qual Willian Dufty, em seu mais que consagrado livro sobre o açúcar, o "Sugar Blues", considera-o como uma "droga doce e viciante que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização".  Seus efeitos nunca são imediatos, mas lentos, acumulativos, insidiosos, drenando, aos poucos, a saúde do corpo.

A ingestão de açúcar altera o funcionamento do pâncreas (orgão que produz insulina), o que provoca o aumento da produção de insulina (hormonio responsável pela absorção do açúcar na célula). Com o tempo, esse sistema entra em pane, por produzir em grandes quantidades a insulina. Provocando um grande desequilibrio.

O desequilibrio do nosso corpo gera radicais livres em excesso. O sistema imunológico e o metabolismo, também ficam debilitados. 
 
 A festa que o açúcar faz no corpo humano ainda está para ser mapeada pela medicina, com a ajuda da bioquímica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário