segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SHIATSU

A palavra Shiatsu tem origem japonesa e significa " pressão dos dedos". É a mais antiga forma de medicina - a cura pelas mãos. Todas as pessoas possuem o dom da cura pelo toque e reagem a ele. É uma habilidade natural que as pessoas recomeçam a compreender.

O Shiatsu utiliza a pressão das mãos e as técnicas manipuladoras para ajustar a estrutura física do corpo e suas energias inatas de modo a evitar a doença e manter uma boa saúde. Assim, alivia dores no corpo  trata distúrbios orgânicos, mas o grande potencial do Shiatsu está em tornar o paciente consciente de seu próprio corpo. E o corpo não é só corpo. Ele armazena emoções e reflete nosso estado mental.

O Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. E quando tocamos uma área ou um ponto onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, como ajudamos o bloqueio a se dissolver. Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo e com o agente da técnica. Ele se sente profundamente relaxado e, ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia.

Shiatsu é restaurador. A idéia básica é a de restaurar o funcionamento orgânico e não só de tratar os sintomas. No entanto, através do shiatsu equilibra-se o sistema energético do corpo, e cria-se uma sensação de energia e bem-estar, enfraquecendo os sintomas presentes. Assim, os sintomas são atingidos indiretamente.

O Shiatsu é um excelente auxiliar no tratamento de diversos desequilíbrios e enfermidades. Em específico, é uma ótima terapia para dores de cabeça, esgotamento físico e mental, sensação de falta de energia, dores musculares e posturais, problemas digestivos, estado emotivos, insônia, mal estar físico ou psicológico sem causa definida e uma série de outros distúrbios. Todavia, não é necessário que vócê esteja mal para beneficiar-se de um shiatsu, se você estiver se sentindo bem, vai terminar a sessão se sentindo melhor ainda.

FONTE: APOSTILA SENAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário